Seja bem vindo
Naviraí - MS,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Acampados marcham pedindo a volta da reforma agrária

Com enxadas e facões os camponeses mrcharam em Campo Grande

Fonte: HENRIQUE KAWAMINAMI
Acampados marcham pedindo a volta da reforma agrária Em fila, manifestantes ocuparam uma das faixas da avenida Costa e Silva

CAMPO GRANDE NEWS

Na manhã desta terça-feira cerca de 600 pessoas marcharam na avenida Costa e Silva, em Campo Grande, em direção à sede do Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), localizada na Vila Glória. Elas ocuparam uma das faixas da via, o que causou lentidão no trânsito.

Segurando enxadas e facões, os manifestantes seguem atrás de um trio elétrico e de faixa com a frase: "Plantar, resistir e construir reforma agrária popular". Conforme apurou a reportagem, todos fazem parte do Movimento Popular de Luta (MPL) e saíram de acampamentos montados em áreas de Campo Grande, na saída para Ribas do Rio Pardo, e em municípios como Naviraí, Eldorado e Antônio João.

O dirigente estadual do movimento, Claudinei Monteiro, afirma que a manifestação reivindica a criação de assentamento para as famílias de Mato Grosso do Sul. "O Estado teve um processo por muito tempo bloqueado e retido e hoje a gente está nessa marcha para ir ao Incra pedir a retomada da reforma agrária", falou.

Por enquanto, não há agentes de trânsito e policiais acompanhando os manifestantes. Por volta das 8h, eles chegaram à sede do Incra, localizada na rua Jornalista Belizário Lima, e aguardam a chegada do superintendente do instituto no Estado, Paulo Roberto da Silva. 

Acampados caminham atrás de trio elétrico pela Avenida Costa e Silva (Foto: Henrique Kawaminami)

No ano passado, integrantes do mesmo movimento bloquearam a BR-163, causando bloqueio na rodovia. O pedido, na ocasião, era o fortalecimento do Incra. 

PLANO FEDERAL

Ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o início do programa Terra da Gente, que vai destinar terras para a reforma agrária no país. 

A proposta é sistematizar alternativas legais de obtenção de terras para a reforma agrária, além das formas tradicionais, como a desapropriação de áreas improdutivas e a regularização de terras públicas. 

A meta do plano até 2026 é incorporar pelo menos 295 mil novas famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária. O governo prevê 73,2 mil famílias assentadas ainda este ano, 81 mil no ano que vem e 90,5 mil em 2026, último ano da atual gestão. 

Alguns manifestantes que seguem atrás do trio elétrico seguram facões (Foto: Henrique Kawaminami)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.