Seja bem vindo
Naviraí - MS,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Tecnofan começa nesta terça-feira

De 16 a 18 de abril o visitante pode conferir as novidades

Fonte: ARIOSTO MESQUITA
Tecnofan começa nesta terça-feira Pasto renovado via experimento com Sistema Diamantino, pela Embrapa, em Jateí

Investir em uma renovação convencional de pastagem quase sempre é uma pancada no bolso do pecuarista, sobretudo do pequeno produtor, que geralmente não possui diversidade em fontes de renda para bancá-la. Uma eficiente e sustentável alternativa vem sendo estudada pela Embrapa (em parceria com a Fundapam e Latina Seeds) há quatro anos, com previsão de validação ainda para 2024.

Quem for à Tecnofam 2024 (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar), que acontece nos dias 16, 17 e 18 de abril, em Dourados, MS, poderá conferir uma prévia bem enxuta deste modelo.

Em uma pequena parcela a campo (no setor de demonstrações de tecnologias), o visitante vai se deparar com um cultivo identificado como “Sistema Diamantino”, efetivado pela Embrapa, fruto da parceria com a Latina Seeds. Ali, ele conseguirá  visualizar uma amostra da rebrota do plantio em consórcio do sorgão gigante com o capim BRS Zuri (um Panicum).

Esta conjugação visa gerar duas fontes de nutrição animal, justamente para o período de maior restrição alimentar (os meses secos). São elas: silagem em grande quantidade (por vezes superiores a 60 t/ha em até dois cortes) e um novo pasto vigoroso graças aos tratos agronômicos na implantação e também ao alto poder de enraizamento profundo do Sorgão Gigante.

Este predicado, em especial, reforça a sustentação da biota de solo (conjunto de seres vivos que lá vivem) e contribui para a descompactação, aeração, hidratação, nutrição e estabilidade produtiva. A ideia, portanto, é que a silagem gerada no sistema amortize ou pague, com sobras, o custo da renovação da pastagem. 

O produtor interessado em obter mais detalhes pode visitar o estande da Latina Seeds, na área indoor da feira. Lá, além de receber informações e explicações, ele terá como solicitar uma amostra de sementes do Sorgão Gigante Agri002e, em saquinhos de 10 gramas. A quantidade é limitada e será escalonada ao longo dos três dias. Ainda no estande, a Latina Seeds disponibilizará informações sobre seu portfólio de produtos: linha milho e linha sorgão.

VALIDAÇÃO EM ANDAMENTO

O processo de validação do Sistema Diamantino envolve áreas de cultivo (experimentos) na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados) e em duas propriedades particulares (produtores parceiros): Sítio Cantinho do Céu (Jateí, MS) e Sítio Tropical (Vicentina, MS). Os estudos, capitaneados pelos pesquisadores Gessi Ceccon e Marciana Retore, trabalham com propostas de consórcios do Sorgão Gigante com os capins Zuri (Panicum) e Marandu (Braquiária) em espaçamentos entre linhas de 45 cm e 90 cm.

O diretor-executivo da Latina Seeds, Willian Sawa, está avaliando as possibilidades, oportunidades e conveniências de lançamento oficial da nova tecnologia ainda em 2024: “Já recebemos convites e sugestões para o lançamento oficial, mas estamos estudando com cautela e de forma estratégica. Entendemos que este modelo se encaixa perfeitamente na atual demanda por recuperação de áreas degradadas, colaborando para o cumprimento dos compromissos ambientais do Brasil. Neste caso, o Sistema Diamantino representa a possibilidade de uma renovação para a própria pecuária”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.