João Fonseca quebra recorde que durava 61 anos
Ele se tornar o mais jovem brasileiro a vencer um jogo em Wimbledon, superando recorde de Thomaz Koch

O tenista João Fonseca fez história em Wimbledon ao vencer em sua estreia no torneio, quebrando um recorde que perdurava desde 1964. O jovem tenista carioca, com apenas 18 anos e 326 dias, derrotou o britânico Jacob Fearnley na Quadra 1, com parciais de 6/4,6/1 e 7/6 (7-5 no tiebreak) em uma partida que durou 2h03.
Segundo mais novo sul-americano
Além de se tornar o mais jovem brasileiro a vencer em Wimbledon, João Fonseca também é o segundo mais jovem sul-americano a superar a estreia no torneio, atrás apenas de Juan Martin Del Potro, que fez isso em 2007.
O próximo desafio de Fonseca será contra o vencedor do confronto entre o holandês Tallon Griekspoor e o norte-americano Jenson Brooksby. O brasileiro, que ocupa a 54ª posição no ranking, pode subir para o 47º lugar, dependendo dos resultados dos outros jogadores ainda em competição.
A estreia
João Fonseca mostrou que maturidade não tem idade. Em sua estreia oficial na chave principal de Wimbledon, o brasileiro de apenas 18 anos deu uma verdadeira aula de sangue frio para superar o britânico Jacob Fearnley por 6/4, 6/1 e 7/6(5). Jogando na casa do adversário, em uma das quadras mais tradicionais do tênis, Fonseca salvou momentos delicados, virou um tie-break que perdia por 1-4 e garantiu a classificação para a segunda rodada com uma atuação sólida, inteligente e cheia de personalidade.
Classificado para a segunda rodada em Londres, ele terá pela frente o norte-americano Jenson Brooksby na próxima quarta-feira, sonhando em, quem sabe, anotar mais um triunfo para o seu jovem currículo.
Números da vitória
A vitória de Fonseca também foi construída com consistência nas estatísticas:
- 11 aces e 84% de aproveitamento no 1º saque (54/64)
- 78% de pontos vencidos na rede (18/23)
- 3 quebras de saque em 11 oportunidades
- 31 bolas vencedoras e apenas 21 erros não forçados
- 105 pontos vencidos no total, contra 81 de Fearnley
COMENTÁRIOS