
Uma explosão acompanhada de tremor de terra assustou moradores de Dourados, por volta das 17h desta quarta-feira. O fenômeno foi percebido em diferentes regiões da cidade e gerou dúvidas sobre a origem, que ainda não foi esclarecida. Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de abalo sísmico, mas nenhuma confirmação oficial foi feita até o momento.
Jhones Santana, coordenador da Defesa Civil de Dourados, confirmou que ele e outros agentes também perceberam o fenômeno. “Foi como se fosse um trovão muito forte. Colegas da Defesa Civil em vários pontos da cidade também relataram”, afirmou. Ele disse ter tentado contato com os centros de sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e da UnB (Universidade de Brasília), sem sucesso devido ao horário.
A Defesa Civil não descarta a possibilidade de pequeno tremor de terra provocado por movimentação da placa sul-americana. No entanto, também trabalha com a hipótese de explosão controlada. “As pedreiras da região operam com explosivos diariamente, mas nunca causaram tremores sentidos na cidade. Não há registro de que tenham sido responsáveis”, destacou Jhones. Ele também descartou atividade militar como causa da explosão. ]
O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) informou que não recebeu nenhum alerta relacionado ao caso.
Pelo menos cinco pessoas relataram à reportagem que sentiram tanto o estrondo quanto o tremor. Em alguns casos, houve apenas o barulho. “Minha filha e minha esposa ouviram e sentiram. Um amigo meu também. Outras pessoas ouviram apenas a explosão”, contou um morador.
Não é a primeira vez que o município registra episódio semelhante. Em julho de 2016, um tremor de baixa magnitude foi confirmado na cidade.
A Defesa Civil informou que fará novo contato com os centros sismológicos nesta quinta-feira, para apurar se o fenômeno foi captado por equipamentos especializados.
COMENTÁRIOS