Brasil se declara novamente livre da gripe aviária
Após único foco em granja no Rio Grande Sul, país conclui ações sanitárias e notifica retomada a países importadores

Com o fim do vazio sanitário, o Brasil voltou a se autodeclarar livre da gripe aviária de alta patogenicidade. O comunicado oficial foi feito nesta quarta-feira pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Desde então, Mato Grosso do Sul notificou cinco casos suspeitos da doença, nos municípios de Terenos, Paraíso das Águas, Amambai, Angélica e Jardim. Todos os casos testaram negativo após avaliação laboratorial.
Com o encerramento do prazo e sem novos registros, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas para recuperar o status de país livre da doença. “Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Durante o período, alguns países chegaram a reduzir ou suspender a importação de carne de frango brasileira devido ao foco da influenza aviária. Com a autodeclaração emitida nesta tarde, o Mapa começou a notificar formalmente cada parceiro comercial sobre a situação atual.
“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração de que o país está livre da gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart.
COMENTÁRIOS