Seja bem vindo
Naviraí - MS,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ataque a hospital em Gaza deixa centenas de mortos

Forças de Defesa do país alegam que centros de saúde 'não são alvos' e acusam Jihad Islâmica por disparo de foguetes


Ataque a hospital em Gaza deixa centenas de mortos

Um bombardeio matou 500 pessoas no hospital Ahli Arab, na cidade de Gaza, nesta terça-feira (17), segundo o Ministério da Saúde administrado pelo grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza (veja mais no vídeo acima).

  • O Hamas diz que o ataque partiu de Israel.
  • As Forças de Defesa israelenses, no entanto, alegam que a explosão foi causada por um foguete da Jihad Islâmica, um grupo terrorista ligado ao Hamas. Segundo essa versão, o alvo original do disparo seria o território de Israel, mas o artefato acabou atingindo o hospital.
  • A Jihad Islâmica, por sua vez, negou que seja a responsável pelo episódio.

Até a última atualização desta reportagem, não havia um consenso sobre o número de vítimas.

O próprio Ministério da Saúde do Hamas deu informações divergentes desde o ataque:

  • Inicialmente, o órgão publicou um comunicado no qual afirmava-se que eram 200 mortos.
  • Em um segundo momento, o porta-voz do ministério, Ashraf al-Qidra deu uma entrevista a uma TV e disse que o total de vítimas chegava a 500.
  • Já um porta-voz da Defesa Civil de Gaza afirmou que há 300 mortos. O chefe do órgão disse que as equipes ficaram sobrecarregadas e não conseguiram atender de forma adequada aos chamados de emergência.

Tanto o Ministério de Saúde quanto a Defesa Civil de Gaza são controlados por Hamas, que domina a Faixa de Gaza desde 2007. Em um comunicado, o grupo terrorista afirmou que há centenas de vítimas sob os escombros.

Muitos civis de Gaza que não tinham onde dormir estavam se abrigando no hospital Ahli Arab, administrado pela Igreja Anglicana. No sábado (14), o edifício já tinha sido atingido por foguetes.

Os mais recentes conflitos na região começaram em 7 de outubro, quando o Hamas disparou centenas de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza (leia mais ao final desta reportagem). Em seguida, combatentes do grupo terrorista invadiram o território israelense e mataram civis e militares.

As forças de Israel não estavam preparadas para responder ao ataque. No mesmo dia, o governo local declarou guerra ao Hamas. Desde então, morreram 1,4 mil pessoas em Israel e cerca de 3 mil na Faixa de Gaza, território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

r




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.