Seja bem-vindo
Naviraí - MS,14/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Anvisa faz alerta sobre canetas emagrecedoras e investiga seis mortes

A agência orienta para que o uso seja feito com acompanhamento médico

REPRODUÇÃO
Anvisa faz alerta sobre canetas emagrecedoras e investiga seis mortes Mulher aplica caneta emagrecedora no abdômen

G 1

Publicidade
Brasil investiga seis mortes por pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras. Os casos são tidos como suspeitos e envolvem as principais marcas do mercado como Ozempic, Mounjaro, Saxenda. A Anvisa alerta que, apesar de conter o nome comercial na notificação, o caso pode envolver um produto falsificado.

O levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta para mais de 200 casos de problemas no pâncreas.

A pancreatite associada ao uso das canetas emagrecedoras ganhou atenção internacional no início do mês, após um alerta divulgado no Reino Unido sobre casos em usuários de remédios usados para tratar diabetes e obesidade, como Ozempic, Wegovy e similares. No país, há 19 mortes

No Brasil são seis casos de mortes notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que estão em investigação. Os registros ainda são considerados suspeitos até a análise final, que pode levar alguns anos.

De acordo com o painel Vigimed, que reúne as notificações enviadas ao órgão, são:    são:

  • 2 casos suspeitos de mortes por pancreatite associadas ao uso de Ozempic
  • 3 casos suspeitos de mortes por pancreatite associadas ao uso de Saxenda
  • 1 caso suspeito de morte associada ao uso de Mounjaro 

🔴 A Anvisa alerta que as notificações são feitas citando os nomes comerciais das canetas, mas nem sempre envolvem as versões originaisIsso porque há canetas falsificadas ou manipuladas sendo oferecidas com o nome comercial, mesmo que isso seja proibido.

No Brasil, é proibida a manipulação dessas substâncias, com exceção da tirzepatida, que se restringe a casos pontuais. Apenas as empresas detêm licença para a venda das substâncias no país.

As empresas informaram que levam a sério os padrões de segurança e que as bulas dos medicamentos alertam sobre a pancreatite como possível reação adversa. 

Todos os casos envolvem pessoas que tiveram pancreatite, desenvolveram complicações e acabaram morrendo.

A doença e os medicamentos  

  • Sobre a pancreatite: 
  • A pancreatite é um quadro de inflamação no pâncreas. O órgão é pequeno, pesa cerca de 100 gramas e mede aproximadamente 15 centímetros de comprimento em adultos. A inflamação tende a aumentar o tamanho do órgão e, se não tratada corretamente, pode levar à morte.
  • Sobre os medicamentos: 
  • Os medicamentos envolvidos são a classe dos "agonistas do GLP-1". Eles “imitam” um hormônio natural do intestino (o GLP-1) que avisa ao corpo que a pessoa acabou de comer. Com isso, eles ajudam a controlar o açúcar no sangue e reduzem o apetite.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.