Swiatek com histórico duplo 6/0 ganha seu primeiro título de Wimbledon
Foi o sétimo título de Gran Slam da tenista polonesa

De um lado da quadra, a tenista que dominou o topo do ranking de 2022 até 2024, em 125 semanas na liderança, com histórico de cinco títulos em cinco finais de Grand Slam. Do outro, a surpresa desta edição de Wimbledon, que, há um ano, nem passou da fase classificatória para a chave principal do torneio na grama inglesa.
A ex-número 1 faturou o título ao dominar a partida e massacrar por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/0 - uma bicicleta - mantendo os 100% em finais de Majors, os quatro principais torneios do tênis.
Foi a primeira conquista de Swiatek em Wimbledon - agora, ela soma seis Grand Slams. A partida deste sábado durou 1h.
Apenas uma vez em decisões femininas de Wimbledon, o duplo 6/0 foi registrado - em 1911, Dorothea Chambers derrotou a também britânica Dora Boothby pelo placar, sem perder um game sequer. Foi a primeira final de Wimbledon desde 2017 em que houve um 6/0, o pneu. Na ocasião, a espanhola Garbiñe Muguruza derrotou a americana Venus Williams por 7/5 e 6/0. Apenas sete decisões na grama inglesa, na era aberta (desde 1968), registraram uma parcial de 6/0.
Swiatek é a tenista em atividade que ficou mais tempo na liderança do ranking (125 semanas). A belarussa Aryna Sabalenka - eliminada por Anisimova na semifinal - soma 46 semanas como número 1. Ocupa o posto seguidamente desde 21 de outubro de 2024.
COMENTÁRIOS