- São esperadas mais de 250 mil pessoas em passagens na frente do caixão - O adeus ao papa Francisco e o conclave O velório do papa Francisco, que morreu ontem aos 88 anos, começa nesta quarta-feira (23) e vai até sexta-feira (25). O pontífice vinha se recuperando de uma pneumonia, mas sofreu um AVC e uma parada cardíaca.
O enfermeiro Massimiliano Strappetti foi a última pessoa a conversar com o papa. Segundo o Vaticano, as últimas palavras de Francisco foram de agradecimento a Strapetti por ajudá-lo em seu último compromisso, quando apareceu em público no domingo de Páscoa, no Vaticano: "Obrigado por me trazer até a praça", teria dito ele antes de fazer um aceno. Leia detalhes.
O funeral será no sábado (26), com a presença de líderes mundiais. Só depois disso o Vaticano deve começar o conclave para eleger um novo papa.
Entre os possíveis substitutos, a maioria é da Europa. Entretanto, é difícil cravar um favorito. O próprio Francisco não era considerado uma das apostas quando foi escolhido, em 2013.
O g1 faz cobertura em tempo real da despedidas ao papa e da escolha do substituto
|
COMENTÁRIOS