FFMS pede para administrar o estádio das Moreninhas
O Estádio Jacques da Luz atualmente é administrado pela Funesp e pertence à Prefeitura de Campo Grande

O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de futebol masculino 2025 está oficialmente lançado. O evento no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, teve a presença de representantes da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), membros do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo. Além disso, o pedido do presidente da FFMS, Estevão Petrallás para administar o Estádio das Moreninhas.
O médico nomeado para a fundação destacou que o pedido chegará para a prefeita Adriane Lopes (PP). "O pedido feito pelo presidente [de administrar o estádio], logicamente, que nós vamos levar para o Escalão Superior, para a nossa prefeita, para ver se a gente pode, em conjunto, estar administrando. Ele é importante na nossa capital. Espero que dê certo a essa parceria com a FFMS".
A ideia surgiu ainda no ano passado quando Estevão assumiu a Federação de Futebol. Ele tem mandato até abril, quando deve haver uma eleição para a vaga do ex-presidente Francisco Cezário de Oliveira. A proposta é semelhante ao que o Governo do Estado propôs fazer com o Estádio Morenão, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) - veja mais informações no link.
Transmissão - Uma novidade lançada no evento é que o estadual terá transmissão dos jogos na televisão aberta. A TV Educativa, conforme explicou o presidente Estevão, transmitirá as partidas jogadas em Campo Grande. A tabela indica 11 jogos com mando do Operário, Pantanal e Coxim.
Um outro acordo que ainda está sendo discutido é para que o Globo Esporte faça a transmissão das seis partidas finais do Campeonato Sul-Mato-Grossense. "Em 48 horas eu consigo definir isso. A Educativa vai transmitir todos os jogos de Campo Grande e a TV FFMS pretende transmitir as partida restantes". Ele destacou que os clubes precisam entender que é um momento de "oxigenar" para ficarem abertos e conseguirem as transmissões.
Sobre o evento, Estevão afirmou que foi uma arrancada que o futebol sul-mato-grossense precisava e que estava muito feliz com a reunião. "Passado é passado", destacou. Ele complementou que será a primeira vez com premiação em dinheiro com R$ 45 mil para o campeão.
NOVO FORMATO E ESTÁDIOS
A competição teve uma mudança no regulamento e sistema de disputa para a temporada. Desta vez, será com turno único com dez times todos jogando contra todos. Os dois primeiros vão para a semifinal, os quatro seguintes brigam por uma vaga na semifinal no formato 3ºx6º - 4ºx5º. Os dois piores na campanha da 1ª fase serão rebaixados para a segunda divisão. Os participantes são:
Operário (Campo Grande)
Dourados (Dourados)
Pantanal (Campo Grande)
Corumbaense (Corumbá)
Ivinhema (Ivinhema)
Costa Rica (Costa Rica)
Aquidauanense (Aquidauana)
Coxim (Coxim)
Naviraiense (Naviraí)
Águia Negra (Rio Brilhante)
A bola rola a partir do sábado (18) e vai até o dia 6 de abril. A rodada de abertura tem os seguintes jogos:
Sábado (dia 18)
Aquidauanense x Ivinhema - 15h - Estádio Noroeste
Operário x Águia Negra - 16h - Estádio das Moreninhas
Pantanal x Dourados - 20h - Estádio das Moreninhas
Domingo (dia 19)
Naviraiense x Corumbaense - 15h - Estádio Virotão
Costa Rica x Coxim - 16h - Estádio Laertão
Em relação aos laudos, a maior parte está em dia. O estádio das Moreninhas passará por uma averiguação do MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), mas não deve ter problemas para receber os torcedores. O estádio Noroeste está com tudo em dia até 1 de abril, quando vence o laudo da Polícia Militar.
O Douradão está com tudo em dia, mas assim como o Jacques da Luz, precisará aumentar a capacidade para os jogos da 1ª fase da Copa do Brasil, no mês de fevereiro. O Ninho da Águia, em Rio Brilhante, precisará de renovação dos laudos em março, quando vence o do Corpo de Bombeiros. Mas o presidente Iliê Vidal garantiu que não haverá problemas.
O estádio Laertão está sem laudo do Corpo de Bombeiros e o presidente André Baird explicou que vai trabalhar para regularizar enquanto tem de cumprir punição da perda de dois mandos de campo.
O estádio Arthur Marinho, em Corumbá precisará de novas licenças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O Saraivão, em Ivinhema, precisa de acertar os laudos de engenharia. A situação do André Borges, de Coxim, também requer atenção, faltando todos os laudos.
TABELA - CAMPEONATO ESTADUAL DE FUTEBOL - FFMS (link)
MASCOTE E TODOS POR ELAS
O evento também teve o lançamento da nova mascote do futebol sul-mato-grossense, a onça-pintada. Ela ainda não tem nome e as sugestões podem ser enviadas pelo perfil no Instagram da FFMS no @ffms_oficial.
Além disso, a campanha pelo fim do feminicídio, a Todos Por Elas ganhou uma nova parceria com o futebol sul-mato-grossense. Durante o evento, foi assinado um termo para que o futebol apoie a causa pelo fim da violência contra as mulheres.
A campanha foi idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva. Ela destacou a importância do futebol no combate à violência. "Nós temos dados que, muitas vezes, quando o time de futebol do homem perde, a violência contra a mulher em casa aumenta. Nós precisamos inverter isso. Então, nós acreditamos nesse potencial, acreditamos nos homens de bem que dirigem o futebol, no sentido de buscar combater efetivamente a violência contra a mulher e na sua forma mais elevada, que é o combate ao feminicídio. Então, eu agradeço muito a adesão, presidente. Tenho certeza que será uma adesão muito mais do que formal, mas uma adesão que realmente vai produzir resultados".
COMENTÁRIOS