MENU
Sul News
Naviraí - MS, 24/11/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Klein e Simon querem fundo municipal para Esporte

NAVIRAÍ


Klein e Simon querem fundo municipal para Esporte
Os vereadores Antônio Carlos Klein e Simon Freitas

SOARES FILHO

O projeto apresentado na última sessão legislativa da Câmara Municipal de Naviraí, propõem a criação de um fundo de manutenção do esporte, dentro da estrutura da Gerência ou Fundação. O Fundo de natureza contábil e financeira, não teria personalidade jurídica e com duração indeterminada.

O objetivo segundo autores é de proporcionar recursos para planejamento, execução e fiscalização dos programas da área esportiva. De acordo com o teor do projeto, constituem receitas do fundo tanto as dotações orçamentárias, como subvenções, transferências, doações e a participação do município em convênios e contratos relacionados com a área do esporte.

Os vereadores defendem maior incentivo ao desenvolvimento do esporte. Para Simon o setor está abandonado, dependendo de recursos que arrumados e destinados quando há sobra de caixa. “Em uma crise dessa nunca vai sobrar dinheiro para desenvolver o esporte com a mínima estrutura” defende, ressaltando que precisa ficar claro que as atividades desse setor contribuem para educação e principalmente saúde da população. “É fato que de cada real investido no esporte, 4 são economizados lá na frente com saúde” reforça.

Idealizador do projeto, Antônio Carlos Klein (PV), defende há anos a existência de um fundo específico para a área esportiva. “Existe o orçamento que a cada ano vai diminuindo, e quase sempre não é gasto o orçamento por falta de recursos” lembra. Klein entende que a partir da criação do fundo e instituição do Conselho Fiscalizador, o município de forma organizada, poderá fazer até a captação de recursos na iniciativa privada com essa finalidade. O vereador defende que o conselho seja o órgão gestor dos recursos, acompanhando as atividades implementadas, podendo sugerir alterações e deliberar sobre a inclusão de projetos no calendário do município.

O projeto foi encaminhado para as comissões para os pareceres. A expectativa dos vereadores autores é de que seja aprovado antes do final do recesso.