MENU
Sul News
Naviraí - MS, 14/12/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Por unanimidade, vereadores derrubam dois vetos de Izauri

NAVIRAÍ

Foto: ARQUIVO
Por unanimidade, vereadores derrubam dois vetos de Izauri
Câmara Municipal de Naviraí

EDILSON OLIVEIRA

Na sessão ordinária desta terça-feira, na Câmara Municipal de Naviraí, por unanimidade (doze votos a zero) foram derrubados os vetos do prefeito Izauri de Macedo (DEM) a dois projetos de apelo popular, de autoria dos vereadores Antônio Carlos Klein (PV) e Luis alberto Ávila da silva Júnior (Júnior do PT).  Era necessário ter dois terços dos votos (oito) para derrubar cada um dos projetos.

Um dos projetos que teve derrubada de veto é quanto ao que prevê a divulgação da lista de remédios que faltam na Farmácia Basica Municipal. Ele é de autoria do vereador Antônio Carlos Klein (PV), que estava indignado, e explica que “é inconcebível para um administrador que quer ser taxado de transparente e que diz que quer fazer as coisas certa, sem dar publicidade e transparência aos atos administrativos. Não sei porque ele vetou o projeto que permitiria a publicação dos remédios que faltam”.  

O povo e vários vereadores não se conformam com a falta de remédios na Farmácia Básica (Farmacinha) e na farmácia do Hospital Municipal (Santa Casa). “Esta é uma atitude que fere os interesses do povo e o vereador que se posicionar a favor do veto vai perder apoio popular e votos”, prevê Klein.     

USAR E CUIDAR

O segundo veto feito derrubado do prefeito Izauri de Macedo é o que iria contra o projeto do vereador Luis Alberto Ávila da Silva Júnior (Júnior do PT), que pediu para que cada uma das escolas municipais sejam integradas com as seas comunidades, para que ela use a escola em fins de semana, e ajude a zelar e a limpar o prédio.

Este programa é uma forma de integrar a família e a comunidade à escola. É preciso manter as instituições de ensino abertas no final de semana para atrair crianças para o lazer. Júnior sugeriu o oferecimento de oficinas, esportes e manutenção de hortas, por exemplo, que seria uma maneira de despertar o cuidado com o bem público em todos.

Com a aprovação do projeto, a comunidade pode promover eventos e festas, realizados de forma coletva ou particular, e a comunidade pode auxiliar na manutenção dos prédios escolares

SANCIONAR

Os dois projetos com os vetos derrubados deve ser enviados para que o prefeito Izauri de Macedo sancione. Caso ele nçao queira sancionar, o projeto vota para a Câmara Municipal e quem sanciona o projeto.