MENU
Sul News
Naviraí - MS, 13/12/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Assistência Social efetiva o programa Criança Feliz

NAVIRAÍ

Foto: DIVULGAÇÃO

BETO CORREA

Em janeiro do ano corrente a Prefeitura Municipal de Naviraí, através da Gerência de Assistência Social, tendo como gestora Maria Telma de Oliveira Minari, formalizou o termo de aceite Referente ao Programa Criança feliz que surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a suas crianças ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Nod ia cinco de agosto juntamente com o Projeto ‘’Ação Total’’ que teve como objetivo articular em conjunto o exercício da cidadania e promover a garantia de direitos houve o Lançamento Oficial do Programa Criança Feliz no município feito pelo prefeito José Izauri de Macedo (DEM) que destacou da importância do Programa.

O público alvo do programa é gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; Crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

O Programa tem como objetivos apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família. Para maior efetivação do programa utiliza-se como diretriz articulação, cooperação e integração intersetorial e multidisciplinar nos três níveis de governo;

Na semana de 11 à 21 deste ano houve a capacitação em Campo Grande  para coordenadores,  supervisores e multiplicadores através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), com representante do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) onde as técnicas  do município Débora Canzian Volpini ( Coordenadora Municipal) e Andrelise Oliveira dos Reis ( Supervisora Municipal) estiveram presentes. A equipe também conta com mais três visitadoras Hania Miranda, Viviane Da Silva e Jéssica Rodrigues De Souza.

Por intermédio de visitas domiciliares, a equipe do Criança Feliz fará o acompanhamento e dará orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. Este é um grande avanço para alavancar a vida da primeira infância, gestantes e suas famílias.