MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/2/2018
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

FCN lança calendário de eventos

NAVIRAÍ

Foto: BETO CORREA
FCN lança calendário de eventos
Caroline Touro Beluque

Será na próxima quarta-feira, as 19h30 do dia sete de fevereiro, o lançamento dos principais eventos culturais a serem desenvolvidos neste ano de 2018, pela Fundação Cultural de Naviraí (FCN). A mostra do planejamento deve acontecer na Perpétua Café, na avenida Dourados.

A superintendente da Fundação Cultural, Caroline Touro Beluque, comenta que houve a avaçiação do ano de 2017 e foi constatada a movimentação da FCN para realizar 80 eventos culturais, alguns de organizados pela própria Fundação e outros com parcerias.

A meta para 2018, segundo Caroline, é continuar com esses parceiros nos diferentes eventos culturais, unindo as forças com os acadêmicos do curso de administração da UFMS, do IFMS e Senac para a realização da Feira Gastronômica já programada para o no mês de março.  

Ela disse também que a tradicional Fejunav já tem suas datas definidas para os dias oito, nove e dez de junho. Durante o ano de 2017, o curso de administração da UFMS fez uma avaliação do evento, apresentando um relatório com os pontos positivos e outros que precisam ser melhorados neste ano.

Ela destacou que a FLIN - Feira Literária de Naviraí, que a Fundação irá realizar, incentivando a atuação desses potenciais da cidade e a realização de um festival estudantil dentro da Feira Literária de Naviraí.

A cada dois meses, a instituição realizará grandes eventos em Naviraí e, nesse contexto, a realização de grandes ações, contemplando a fotografia, o artesanato e outros. Ficou decidido, em reunião com os artesãos e membros do conselho de cultura de que toda 2ª feira de cada mês será realizada uma exposição de artesãos de Naviraí na Praça Central. O evento leva o nome de "Arte na Praça".

Sobre a realização da 12ª edição do festival da canção durante a Fejunav, a superintendente disse que acontece a partir de abril e, declarou que neste ano haverá uma novidade - serão selecionados alguns músicos para fazerem apresentações em eventos municipais. "Este é um aviso para que os músicos interessados já comecem a se preparar", declarou.

Carol disse que neste anpo não haverá a promoção do carnaval de rua, devido a questões financeiras, mas que será realizada uma atividade física, a Zumba, que acontece em parceria com a dupla Jaqueline e Cristina. A Zumbafolia acontecerá no domingo de carnaval e na 3ª feira de carnaval, a partir de 16h, na praça Euclides Fabris. erão momentos alegres e divertidos, destinados a todas as idades - crianças, jovens e adultos.

Ela adiantou que as aulas do projeto Ciranda em Artes terão continuidade e iniciarão no próximo mês de março. A partir do dia 19, terá início a verificação das vagas remanescentes. As novidades deste ano é que a Ciranda em Artes deslocar-se-á do centro da cidade e irá para os bairros também, contemplando inicialmente dois deles, o Jardim Paraíso e o Harry Amorim Costa.

A superintendente Fundação disse que mais de 30 mil pessoas prestigiaram os eventos da cultura no ano que findou e que em 2018 uma vasta programação foi elaborada para dar a todos a oportunidade de participar do lazer, entretenimento e momentos dos mais diversos que a cultura poderá proporcionar a todos.