Flamengo vence o Boca Juniors e fatura Champions League das Américas
A equipe rubro-negra de basquete despacha os argentinos no Ginásio do Maracanãzinho por 83 a 57, conquista o título da competição e carimba vaga no Campeonato Mundial de Clubes

GLOBO ESPORTE
O Rubro-Negro disputou o título contra o Boca Juniors e não deu chance aos argentinos, derrotados por 83 a 57, em partida dominada pelo anfitrião de ponta a ponta, a exemplo da semifinal, quando atropelou o Franca.
Com ótima atuação de Alexey, Gui Deodato e Shaq Johnson, o Flamengo comemorou, também, a vaga no Campeonato Mundial de Clubes, em Singapura, assegurada após a vitória deste sábado.
Os brasileiros são os maiores campeões da competição, com quatro títulos em cinco edições. O Flamengo, dono do título em 2025, havia conquistado o torneio internacional na temporada 2020/21, ao superar o Real Estelí, da Nicarágua, na casa do adversário. Já o Franca ficou com o título em 2022/23, justamente em cima do Flamengo, no Pedrocão. O outro título do Brasil foi o do São Paulo, 2021/22.
O jogo
Principal nome do Flamengo na vitória sobre o Franca, na sexta-feira, Alexey foi o encarregado de "abrir a porteira" na decisão. Com uma cesta de três pontos, o atleta rubro-negro colocou o Flamengo à frente no placar em um primeiro quarto dominante do anfitrião.
O início arrasador do Flamengo - construído com a ajuda dos nove pontos de Alexey -, fez com que o time carioca anotasse 30 a 13 no quarto inicial. O Boca Juniors cresceu no segundo quarto, mas não o suficiente para assustar o Flamengo. O Rubro-Negro foi ao vestiário no fim do primeiro tempo com 20 pontos de vantagem: 49 a 29.
O Flamengo controlou a partida, sempre confortavelmente à frente no marcador. Fechou o terceiro quarto com 60 a 45 e ampliou a distância na etapa final. Inspirado, Gui Deodato, tirou o adversário para dançar, arremessou e anotou mais três pontos: 74 a 49, a menos de cinco minutos do término do duelo.
A distância de 26 pontos empolgou a torcida do Flamengo, ansiosa pela proximidade com o título, que cantarolava o samba "Vou Festejar", da cantora Beth Carvalho. A conquista do troféu era questão de tempo. E o Rubro-Negro adicionou mais um título ao liquidar em 83 a 57.
COMENTÁRIOS