Diamante de 2.492 quilates é encontrado em Botsuana
Este é o segundo maior diamante descoberto no mundo. E foi encontrado na mina de Karowe, em Botsuana
Um diamante de 2.492 quilates, o segundo maior diamante descoberto no mundo, foi encontrado na mina de Karowe, em Botsuana, operada pela empresa canadense Lucara Diamond. A descoberta da pedra bruta foi realizada com o uso de tecnologia de raios-x instalada na mina para identificar pedras de alto valor no corpo de minério primário.
O anunciou da descoberta feita no nordeste de Botswana aconteceu a cerca de Karowe, no nordeste do país, onde será apresentado à imprensa agora, nesta tarde de quint-feira.
A empresa não divulgou o valor do diamante, nem forneceu detalhes sobre a sua qualidade.
No entanto, em termos de quilates, a pedra é um rival digno do maior diamante já extraído, o Cullinan, de 3.016,75 quilates, descoberto na África do Sul, em 1905.
"Estamos entusiasmados com a recuperação deste extraordinário diamante de 2.492 quilates", declarou o CEO da Lucara, William Lamb.
"É um dos maiores diamantes brutos já descobertos" e foi detectado graças à tecnologia de raios-X Mega Diamond Recovery da empresa, concluiu.
Com 2,6 milhões de habitantes, Botsuana é considerado um dos maiores produtores mundiais de diamantes, sua principal fonte de recursos.
COMENTÁRIOS