Começa a expansão da fábrica de biogás e biometano
atual da Adecoagro de Ivinhema tem capacidade para produzir 250 m³ de biometano

- Estão sendo realizados testes em veículos de várias montadoras, com resultados validados e aprovados para os produtoss que podem substituir a gasolina, etanol e diesel -
IVI AGORA
Na manhã desta quinta-feira, foi realizada a cerimônia de expançãol da primeira planta de biogás e biometano de vinhaça do Estado de Mato Grosso do Sul. O evento começou às 10h, na usina Adecoagro, localizada a 13 quilômetros, na margem da rodovia MS-141, no muncípío de Ivinhema.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) esteve na solenidade, juntamente com outras autoridades, diretores e funcionários da usina.
Durante o evento foram apresentadas diversas informações sobre a ampliação da oferta de biocombustível pelo setor líder de produção, sendo uma constatação a de que o biometano é a chave para a descarbonização do setor de transporte e determinante para redução do consumo e dependência do diesel.
Até então, a capacidade da fábrica era produzir 2,4 milhões de m³/ano. A empresa aumentará sua capacidade e poderá produzir até 1,1 milhão m3/mês de biometano, o equivalente a 1 milhão de litros de diesel.
Com o uso crescente da vinhaça, até sua totalidade, a ser transformada no combustível gasoso renovável, a estimativa é substituir até 50 milhões de litros de diesel, o que permitirá a substituição do consumo de diesel equivalente nas operações agroindustriais e no transporte de produto acabado, açúcar e etanol.
O Brasil tem um potencial de produção de biometano de 120 milhões Nm³ por dia e o setor sucroenergético representa 48% desse potencial. A cana-de-açúcar é uma das principais culturas cultivadas no Brasil e seu processamento para produção de etanol e açúcar gera resíduos que podem ser aproveitados em diversas rotas de valorização energética, incluindo a produção de Biometano.
“Biometano é a chave para reduzir a demanda por diesel, visto que aproximadamente 25% do diesel consumido no Brasil é importado. Esta dependência reflete a necessidade de buscar alternativas mais sustentáveis e locais, como o Biometano, para reduzir a vulnerabilidade econômica e os impactos ambientais associados à importação e consumo de combustíveis fósseis”, informou a apresentação.
Os resíduos citados é a vinhaça, inclusive o Projeto Piloto foi concluído em 2010 na Usina Monte Alegre em Minas Gerais, com tecnologia própria desenvolvida para as particularidades da Vinhaça.
Em 2016, começou a implantação de um módulo industrial e patente na Usina Ivinhema, com apoio da FINEP. A planta atual da Adecoagro de Ivinhema tem capacidade para produzir 250 Nm³ de biometano, já sendo realizado pela empresa diversos testes em veículos e várias montadoras, com resultado validado e aprovado substituindo a gasolina, o etanol e o diesel.
COMENTÁRIOS