Rufino deixa a canoa e carimba vaga no caiaque
O sul-mato-grossense confirmou o acesso após qualificação para a final do Campeonato Mundial, na Hungria
Passaporte carimbado. O atleta Fernando Rufino está garantido nas Paralimpíadas de 2024. O sul-mato-grossense assegurou a vaga após conseguir a qualificação para a final do Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem, disputado na Hungria, até domingo (12).
"Mais uma final, mais uma vaga garantida, felizão. As expectativa pra Paris são as melhores e agora é continuar o treinamento", disse ao GE - MS.
O cowboy de aço vai disputar a decisão da classe KL2 (caiaque) nesta sexta-feira (10), às 5h11 pelo horário de Mato Grosso do Su. A prova decisiva, para buscar mais um ouro em Mundial, será no sábado (11), com horário a ser definido.
Com o resultado no último Mundial, em que conquistou a medalha de ouro na categoria VL2 (canoa), Rufino já tinha a vaga garantida em Paris na canoa, no entanto, decidiu abrir mão e ir em busca do caiaque.
A decisão foi motivada pela amizade com outro paracanoísta brasileiro, Igor Tofalini, também bicampeão mundial, da VL2. Cada categoria permite apenas um representante dentro da Seleção e, por isso, Rufino encarou o desafio de conquistar o acesso na KL2.
"Eu peitei esse compromisso e falei, "vou conquistar". Aí eu conquistei as duas vagas e abriu pra ele. Nós vamos fazer uma dobradinha nas Olimpíadas, vai ser um dos maiores feitos da canoagem", prometeu o medalhista paralímpico.
Os paratletas dividem histórias parecidas, foram peões de rodeio e, agora, disputam e vencem campeonatos à nível mundial. Uma relação que se fortalece a cada encontro. Rufino também está na final da VL2 (canoa), que será disputada no sábado (dia 11).
COMENTÁRIOS