Seja bem vindo
Naviraí - MS,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Gusttavo Lima compra a SAF do Paranavaí

O Vermelhinho é o campeão paranaense de 2007

Fonte: FERNANDO TERAMATSU
Gusttavo Lima compra a SAF do Paranavaí Paranavaí foi campeão da Terceira Divisão Paranaense 2023

GLOBO ESPORTE - PR

A cidade de Paranavaí, na região noroeste do Paraná, ganhou o noticiários nesta semana. O motivo foi o anúncio do investimento do cantor Gusttavo Lima, que adquiriu a SAF do Atlético Clube Paranavaí.

Apesar de ser conhecido no futebol paranaense, o Vermelhinho, apelido do ACP, despertou agora a curiosidade de muitos apaixonados pelo futebol e, principalmente, pela música sertaneja.

Fundado em 14 de março de 1946, o Paranavaí tem como principal conquista o inédito título do Campeonato Paranaense 2007. Naquele ano, o Vermelhinho segurou o Paraná Clube, na Vila Capanema, e levantou a taça. O goleiro Vanderlei, que acumula passagens por times como Grêmio e Santos, teve papel decisivo durante toda a campanha e principalmente naquele 0 a 0.

A base do time campeão em 2007 começou a ser formada alguns anos antes. Em 2003, o Vermelhinho tinha jogadores conhecidos no interior paranaense, como o meia Júlio e os atacantes Neizinho e Aléssio. Desta maneira, o Paranavaí chegou na final do Estadual, mas foi o vice-campeão ao perder justamente o jogo decisivo: 2 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira.

Apesar do feito inédito em 2007, o Paranavaí não conseguiu se firmar depois da conquista. Se por um lado o goleiro Vanderlei teve trajetória de ascensão, jogando por grandes times, o mesmo não pode ser dito do clube. O Vermelhinho perdeu espaço no cenário estadual e, em 2013, foi rebaixado à Segunda Divisão. Ou seja, desde então não participa da elite.

Em 2019, o Paranavaí amargou mais uma queda. Punido com a perda de quatro pontos por escalar 16 jogadores irregulares durante a Segunda Divisão, o Vermelinho não conseguiu evitar o novo rebaixamento. Porém, no ano passado, clube deu o primeiro passo para retornar ao cenário do futebol paranaense ao conquistar a taça da Terceirona.

Paranavaí campeão paranaense em 2007 — Foto: Arquivo

Glórias no passado

e objetivo no futuro

Ao olhar para trás é possível enxergar o Paranavaí como um dos clubes mais tradicionais do interior do Paraná. Não à toa, o Vermelhinho já participou de três competições nacionais: Taça de Bronze (1981), Série C do Brasileiro (1998 e 2007) e Copa do Brasil (2004 e 2008).


Além da taça na elite estadual, em 2007, o Paranavaí ainda tem na galeria de troféus os títulos da da Segunda Divisão em 1967, 1983 e 1992. Nesses anos, o clube montou times que deixaram saudades nos torcedores, principalmente em sua época de ouro, quando se tornou praticamente imbatível jogando como mandante.

Agora, um novo horizonte surge para o Paranavaí com o cantor Gusttavo Lima no projeto. O cantor adquiriu 60% do clube, enquanto o percentual restante será da Full Sports e outros investidores. O Vermelinho manteve 1%. A operação total da venda da SAF foi fechada em cerca de R$ 3 milhões.

Há a expectativa da construção de um centro de treinamento para os jovens do Paranavaí. Os novos donos se comprometeram a investir nas categorias de base do clube e também montar um time forte para buscar o acesso à elite estadual. A Segunda Divisão começa em abril e terá como principal concorrente o Paraná Clube.

Os jogos do Vermelhinho são no Estádio Doutor Waldemiro Wagner, que tem capacidade para 25 mil pessoas. Inspirado no Coliseum, de Los Angeles, o local foi inaugurado com a vitória da Seleção Brasileira por 4 a 2 sobre a Costa Rica, em amistoso no ano de 1992.

Estádio Waldemiro Wagner, em Paranavaí — Foto: Divulgação

r




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.