Seja bem vindo
Naviraí - MS,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prorrogação da proibição da pesca do dourado é votada pelos deputados

A medida deve ser apreciada antes do fim do prazo da piracema, marcado para o dia 28 de fevereiro


Prorrogação da proibição da pesca do dourado é votada pelos deputados

Os deputados estaduais analisam e votam em primeira discussão o projeto de lei que pretende prorrogar a proibição da pesca do peixe da espécie dourado até dia 10 de janeiro de 2029. A matéria foi pautada para a sessão da manhã desta quinta-feira. A população pode acompanhar a tramitação de forma presencial ou pelas redes sociais da Assembleia Legislativa. Em um outro dia deve haver a segunda e úlltima votação.

De autoria do ex-deputado, João César Mattogrosso (PSDB), o texto altera a lei que vigorava desde 2019 e proibia a pesca, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do peixe. O prazo expirou em janeiro deste ano.

Devido ao período de defeso, a pesca segue proibida até o dia 28 de fevereiro por conta da piracema. Como a retomada da atividade ocorre na próxima semana, os parlamentares devem analisar o projeto o mais rápido possível para que seja aprovado e sancionado antes do dia 29. 

PROJETO DE LEI

No texto apresentado, o autor destacou que o dourado é a espécie que efetivamente “representa a Pesca Esportiva no Pantanal, e deve ser preservada, sendo oportuno registrar que quando da instituição da referida lei, a espécie estava em perigo de extinção em nossa região, portanto devendo ser uma preocupação de todos a sua preservação”.

Conforme a proposição, a proibição da captura do dourado é um esforço conjunto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para “harmonizar o regramento ambiental dos dois Estados, especialmente a preservação das espécies nativas”, diz o texto. 

A nível nacional, o deputado federal Beto Pereira (PSDB) também tem uma proposição que visa interromper a pesca comercial do dourado em todos os rios brasileiros. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.