MENU
Sul News
Naviraí - MS, 25/11/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

União reconhece emergência em município atingido por vendaval

FRONTEIRA

Foto: DIVULGAÇÃO
União reconhece emergência em município atingido por vendaval
Casa em Coronel Sapucaia teve o telhado totalmente arrancado por vendaval no início de outubro

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu nesta segunda-feira a situação de emergência de Coronel Sapucaia. O município, localizado na fronteira com o Paraguai, foi atingido por um vendaval no dia 1º de outubro que causou vários estragos.

Segundo informações da Prefeitura local, houve vasto prejuízo em prédios públicos e privados. A coordenação de Defesa Civil contabilizou danos em 450 casas na zona urbana, que afetaram 1.350 pessoas; e em 55 imóveis na zona rural, que atingiram 165 pessoas, várias delas indígenas que vivem na Aldeia Taquapery.

Houve uma série de destelhamentos e danos na rede elétrica, que deixaram Coronel Sapucaia sem energia por dois dias após a queda de vários postes. Também foram afetados serviços de telefonia e internet.

O prefeito Rudi Paetzold assinou decreto municipal de emergência no dia 6 daquele mês, situação reconhecida pelo estado e agora pela União.

Contudo, no último dia 26, a cidade fronteiriça foi novamente atingida por um temporal, desta vez com chuva de granizo. As pedras de gelo, conforme relatos da população, tinham o tamanho de bolas de pingue-pongue e embora ninguém tenha se ferido, 800 pessoas foram afetadas com estragos causados pelo fenômeno.

Na ocasião, a secretaria local de Assistência Social distribuiu lonas para que os moradores consertassem paliativamente os telhados quebrados.

População remove árvore que caiu na rua durante vendaval em Coronel Sapucaia (Foto: divulgação / Prefeitura de Coronel Sapucaia)