MENU
Sul News
Naviraí - MS, 25/11/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Enem tem provas hoje

PASSAGEM DE FASE

Foto: ARQUIVO - FÁBIO RODRIGUES - AGÊNCIA BRASIL
Enem tem provas hoje
Candidatos chegam para fazer as provas do Enem

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começa neste domingo (5) em todo o Brasil.  Em Mato Grosso do Sul, o número de inscritos passa de 92 mil pessoas. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 41 municípios do Estado.

Para realizar a prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Em caso de perda ou roubo, o candidato deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo (5) de aplicação do Enem.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas, só será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

ITENS PROIBIDOS
Durante as provas, não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico, como calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, pen drives, mp3, relógios e similares. Os aparelhos devem ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas. Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens também são proibidos. 

O candidato não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares durante a prova. e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

NÃO PERCA A HORA

Depois da preparação para as provas, o desafio dos candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é se organizar para não chegar atrasado no dia da prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme o horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente, ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala onde farão a prova pode ser maior que o esperado.

No Acre, os portões fecham às 10h (horário local). Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até as 11h (horário local). Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h (horário local). No Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa em Catarina e São Paulo, o horário final é 13h (horário local).

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo (5) serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com 5 horas e 30 minutos de duração. No segundo domingo (12), vão ser realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração. Nos dois dias, o candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

Como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem lembrar que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor. Uma dica é, antes do dia do exame, fazer o percurso até o local da prova para conhecer com antecedência o trajeto e ter noção do tempo gasto.