MENU
Sul News
Naviraí - MS, 23/10/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Iagro em Itaquiraí registra raiva animal e ataques de morcego

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Foto: DIVULGAÇÃO
Iagro em Itaquiraí registra raiva animal e ataques de morcego
Técnicos da Iagro em combate à campo

EDILSON OLIVEIRA

Itaquiraí registrou um foco de morte de animais bovinos devido ao ataque de morcegos. Foi no assentamento Santo Antônio, mas a Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) ainda não divulgou o número preciso de animais que foram mortos, e nem em quais lotes isto aconteceu. E já está sendo iniciado um trabaho de conscientização e de prevenção a novos ataques.

Palestras começam a ser ministradas na região do perifoco de raiva animal. O objetivo é realizar ações de vigilância e passar aos produtores rurais asse ntados o máximo de informações sobre a doença.

No início do mês, dia três de outubro, em Naviraí, aconteceu uma reunião com equipes da Prefeitura de Itaquiraí e da Regional da Agraer, buscando apoio para mobilização e organização dos produtores rurais em setores, dentro dos assentamentos, para que fossem ministradas palestras educativas.

No dia quatro, três equipes realizaram vigilância em 54 lotes do Assentamento Santo Antônio. Segundo o Fiscal Estadual Agropecuário, da Coordenação Estadual dos Programas, Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), Fabio Shiroma de Araújo, não foram encontrados abrigos com morcegos hematófagos, nem animais com suspeita nervosa. No local também foi realizada mobilização para palestras que tiveram início no dia 06, com programação nesta segunda (9) e terça-feira (10) e ainda nos dias 17 e 18 de outubro.

No dia 5, três equipes realizaram vigilância em outros 30 lotes do Assentamento Santo Antônio, com captura noturna em três propriedades, sem captura de morcegos. Nesses lotes também não foram encontrados abrigos com morcegos hematófagos, nem animais com suspeita nervosa. No local também foram realizadas as palestras.

Estiveram envolvidas nas ações: Marcus Albuquerque (Unidade da Iagro em Itaquiraí), Carlos Eduardo Fernandes Pires (Brasilândia), Milena Zanoni (Brasilândia) Carlos Alberto Cacere (Central - Campo Grandel), Ezequias Dudu (Bandeirantes), Éder Aparecido Farias (Angélica), Cleiton Ferreira (Nova Andradina) e Francisco Elias Ferreira Neto (Iagro de Eldorado).