MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/10/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Naviraí pode ganhar o curso de arquitetura e urbanismo

UFMS

Foto: DIVULGAÇÃO
Naviraí pode ganhar o curso de arquitetura e urbanismo
Daniel, Onevan, Mendonça Filho, Izauri e Tereza Cristina

- Onevan, o prefeito Izauri e o diretor da UFMS de Naviraí discutem a implantação de curso com ministro Mendonça Filho. A deputada federal Tereza Cristina e o senador Waldemir Moka trabalham dm conjunto na articulação -

FERNANDO ORTEGA

O deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, acompanhado do prefeito José Izauri de Macedo (DEM) e do diretor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Naviraí, Daniel Henrique Lopes, discutiu com o ministro Mendonça Filho (Educação e Cultura), na tarde de quinta-feira, a implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo, no campi naviraiense.

A agenda com o ministro Mendonça Filho foi articulada pela deputada federal Tereza Cristina Correia (PSB) e pelo senador Waldemir Moka (PMDB), que também participaram da reunião e não estão medindo esforços nessa possível conquista para o município de Naviraí e para a região do Conesul.

AUDIÊNCIA

As lideranças políticas de Naviraí expuseram ao ministro Mendonça Filho que a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo no campi de Naviraí já foi aprovada em todas as instâncias superiores da instituição – a pendência está adstrita a implantação do curso.

O professor Daniel Henrique Lopes assegurou ao ministro que o reitor da UFMS, Professor Marcelo Turine, é apoiador da ideia, bem como apresentou a Mendonça Filho um histórico da unidade de Naviraí. O prefeito José Izauri de Macedo, por sua vez, fez uma explanação socioeconômica do município, enfatizando que o curso não trará dividendos apenas na área da Educação, mas, também, agregará valor econômico para Naviraí.

“Agradeço, de maneira muito especial, ao deputado Onevan de Matos por apoiar e lutar incondicionalmente pela melhoria do câmpus de Naviraí e da Educação de toda a região, ao prefeito de Naviraí por sua parceria nessa importante luta e ao senador Moka e a deputada Tereza Cristina por abraçarem a demanda da implantação do novo curso e defendê-la em Brasília”, destacou o professor e diretor Daniel Henrique Lopes.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O ministro da Educação e Cultura - Mendonça Filho cumprimentou a iniciativa das lideranças políticas em favor da implantação do novo curso na UFMS de Naviraí, destacando a necessidade da obtenção de infraestrutura (abertura de concurso público para professores e administrativos, construção e equipagem de laboratórios) para o início das atividades acadêmicas.

Tanto o senador Waldemir Moka como a deputada federal Tereza Cristina se dispuseram a agendar audiência com o ministro Dyogo Oliveira (Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) no intuito de obter a inclusão dos investimentos necessários no Orçamento da União.

AVALIAÇÃO

O deputado estadual Onevan de Matos consignou que a audiência com o ministro da Educação foi muito produtiva, pontuando os esforços da Bancada Federal e o trabalho que tem sido desenvolvido conjuntamente com o professor Daniel Henrique Lopes e com o prefeito José Izauri de Macedo.

“Hoje demos um grande passo em favor dessa conquista que auxiliará na transformação de Naviraí como polo universitário. Quero reiterar nossa gratidão à deputada federal Tereza Cristina e ao senador Waldemir Moka – que agendaram e participaram da audiência –, bem como o apoio dos demais integrantes da bancada federal, como o deputado Geraldo Resende (PSDB), que também externou o seu apoio”, finalizou Onevan de Matos.