MENU
Sul News
Naviraí - MS, 23/10/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Completa três anos a operação que afastou treze vereadores

NAVIRAÍ

Foto: ARQUIVO
Completa três anos a operação que afastou treze vereadores
Policiais federais na Câmara Municipal de Naviraí

SOARES FILHO / PORTAL DO MS

Neste domingo, oito de outubro, se completou três anos da deflagração de uma operação pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul (MPE-MS), que culminou com afastamento e depois cassação de todos os 13 vereadores do município. Denominada de “Atenas” a operação investigava a participação de parlamentares e empresários em crimes contra os cofres públicos.

Segundo noticias veiculadas na imprensa do Estado e do Brasil, na época, integrantes do legislativo da cidade exigiam e recebiam vantagens indevidas para aprovação de leis e para atuações ilegais na expedição de alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais. Só que passados três anos, nenhum empresário confirmou as suspeitas e o processo segue tramitando, mesmo com o rigor que seguiram os dias após o oito deoutubro, com a prisão de membros do legislativo e funcionários por quase 60 dias.

Na ocasião, cerca de 200 policiais federais e três membros do MPE participaram da operação. Outro objeto da investigação era apuração de um possível esquema ilegal de recebimento de diárias para viagens que não eram realizadas por servidores e vereadores.

Passados esses três anos, a maioria dos envolvidos conseguiu recuperar os bens apreendidos, ao mesmo tempo em que esperam serem absolvidos, uma vez que, através dos seus advogados, garantem não ter sido encontrada materialidade nas denuncias apresentadas na época.

De concreto o que se teve até hoje foram sequelas da prisão para parte dos acusados, além da perda do mandato em processos que se sucederam após a operação.