MENU
Sul News
Naviraí - MS, 12/12/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Com safra recorde, Estado lidera o avanço da produção de soja

AGRICULTURA

Foto: MARCOS ERMÍNIO
Com safra recorde, Estado lidera o avanço da produção de soja
Soja produzida em MS deve ter incremento de 22%

- Estado deve colher nove milhões de toneladas do grão neste ano, estima IBGE -

OSVALDO JÚNIOR / CAMPO GRANDE NEWS

O Mato Grosso do Sul lidera o crescimento da produção de soja no Brasil. Conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume colhido da oleaginosa no Estado deve avançar 22% nesta safra na comparação com a anterior. O índice supera a média nacional, de 19%.

Os produtores sul-mato-grossenses devem colher 9,035 milhões de toneladas de soja nesta safra, de acordo com projeção de agosto do IBGE. Esse volume, pouco acima (0,2%) da estimativa de julho, representa incremento de 22,3% sobre os 7,38 milhões de toneladas produzidos na safra anterior.

Mato Grosso do Sul permanece em quinto no ranking dos maiores produtores nacionais do grão, mas contabilizou o maior avanço relativo. Líder na produção de soja, Mato Grosso deve elevar em 16,9% o volume colhido da oleaginosa, de 26,27 milhões de toneladas a 30,7 milhões de toneladas.

Entre os principais produtores, o Rio Grande do Sul apresenta o terceiro maior incremento na produção de soja: 15,7%, de 16,2 milhões de toneladas para 18,74 milhões de toneladas.

Na sequência, estão o Paraná (15,4%, de 17,02 milhões de toneladas para 19,64 milhões de toneladas) e Goiás (11,4%, de 10,23 milhões de toneladas para 11,41 milhões de toneladas).

MILHO

Com avanço ainda mais acelerado, o milho deve estar acima da soja em se tratando de volume colhido. A projeção é de 9,4 milhões de toneladas do cereal nesta safra, disparada de 59% sobre os 7,38 milhões de toneladas colhidos no ciclo anterior.

Mesmo expressiva, a alta esperada da produção sul-mato-grossense é menor que as projetadas para os vizinhos Mato Grosso (87,3%) e Goiás (109,5%).

Na comparação com a estimativa de julho, a projeção atual apresenta leve queda de 0,9% em Mato Grosso do Sul. De acordo com o IBGE, esse ajuste se deve ao fato de o milho ter sido afetado pelo ataque de cigarrinhas.

ÁREA

No conjunto dos produtos agrícolas do Estado, a área plantada deve alcançar 5,26 milhões de hectares nesta safra. A anterior totalizou 5,14 milhões de hectares.