MENU
Sul News
Naviraí - MS, 26/9/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Vendas de julho no varejo tem recuperação após dois anos de quedas

COMÉRCIO

Foto: ARQUIVO
Vendas de julho no varejo tem recuperação após dois anos de quedas
Rua comercial movimentada

O comércio varejista de Mato Grosso do Sul registrou em julho a primeira alta dos últimos dois anos. Conforme a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), o setor teve acréscimo de 0,3% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2016, que dão fim ao jejum de resultados positivos que começou em agosto de 2015.

Nos últimos 12 meses, porém, o levantamento aponta queda de 4% nas vendas do segmento. Já no acumulado entre os sete primeiros meses de 2017, o comparativo com o mesmo período em 2016 resulta em queda de 1,3%.

A receita nominal obtida com as vendas no varejo local tiveram queda de 1,3% em relação a julho do ano passado. Em contrapartida, conforme o IBGE, no acumulado dos últimos 12 meses o setor teve aumento de 0,4% nos negócios.

Comparando os meses de junho e julho, houve aumento nas receitas obtidas pelas vendas no comércio, a terceira alta nesse segmento registrada durante o ano.

A nível nacional, o estado foi uma das 16 unidades federativas que mostraram avanço no volume de vendas do varejo frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. As taxas mais acentuadas foram em Amazonas (3,0%); Santa Catarina (2,4%) e Roraima (2,2%).

Na comparação com julho de 2016, 20 estados tiveram aumento, os maiores em Santa Catarina (14,2%) e Alagoas (10,3%).

Levando em conta os segmentos varejistas, as contribuições mais acentuadas vieram das vendas da categoria “tecidos, vestuário e calçados” (15,5%) e “móveis e eletrodomésticos” (12,7%). Com isso, o indicador acumulado nos últimos doze meses (-2,3%) permaneceu reduzindo ritmo de queda, iniciada em outubro de 2016 (-6,8%).