MENU
Sul News
Naviraí - MS, 22/11/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Klein tem aprovado o projeto da Semana do Folclore

NAVIRAÍ

Foto: EDILSON OLIVEIRA
Klein tem aprovado o projeto da Semana do Folclore
Antônio Carlos Klein, vereador pelo PV de Naviraí

EDILSON OLIVEIRA

Por unanimidade, ontem, durante a sessão ordinaria da Câmara Municipal de Naviraí, houve a aprovação do projeto de lei de autoria do vereadsor Antônio Carlos Klein (PV), que cria a Semana do Folclore, em Naviraí, com a instituiçao das comemorações que devem ser feitas no mês de agosto de cada ano (no Brasil o dia do folclore é 22 de agosto). 

De acorso com a lei criada ontem, em seu artigo 1º - Fica instituída e oficializada a Semana do Folclore em Naviraí, a realizar-se no mês de agosto de cada ano.

Art. 2º - Durante a Semana do Folclore, será realizado o Festival do Folclore. Art. 3º A Semana do folclore, com a realização do festival do folclore, bem como a sua organização, serão programados pelo Chefe do Executivo, Gerência de Educação e Cultura, Superintendência de Cultura e pela Comissão Municipal Executiva do Festival do Folclore.

Art. 4º - Fica autorizada a utilização das praças públicas, ruas, avenidas, ginásios de esportes e parque municipal de exposição, para as promoções relativas à semana e ao Festival de Folclore.

Parágrafo único - Na Semana do Folclore serão realizados, com o objetivo de resgatar aspectos culturais do país, atividades como: o concurso de danças folclóricas, exposições com temas culturais, manifestações religiosas, festas com doces e comidas típicas, brincadeiras de crianças entre alunos da rede pública de ensino, parques, musicais, shows, oficinas e palestras, entre outras demonstrações de interesse ao tema.

Art. 5º A Semana do Folclore passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, e como forma de manifestação cultural, o acesso da população aos eventos da semana será gratuito. Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

Em sua justifcativa, o vereador Antônio Carlos Klein disse - " É necessário dar maior importância às manifestações culturais do país, com a preservação da identidade das tradições que vão além daquilo que podemos imaginar, do norte ao sul, do leste ao oeste do país. Nosso município foi formado por pessoas vindas de praticamente todas as regiões do país. São pioneiros com origens no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul do País, dentre outros.

Cada representante de região trouxe em sua bagagem também as tradições e costumes do seu lugar de nascimento. E isso faz parte da cultura do nosso município e não pode ser esquecido, servindo uma semana dedicada ao folclore para relembrar e manter tradições culturais do povo brasileiro.

A aprovação desta lei, instituindo no município a Semana do Folclore, vai contribuir também com o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade, com a realização de exposições com temas regionais, com o objetivo de resgatar aspectos culturais, através de atividades como concurso e apresentação de danças folclóricas, festas com doces e comidas típicas de todas as regiões do país, musicais, shows, brincadeiras de crianças, parques, oficinas, palestras, entre outras demonstrações de interesse ao tema.

Além de assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação - estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira, a semana do folclore, como evento oficial do município, à exemplo da “Festa das Nações” na cidade de Guaira, PR, vai proporcionar a geração de emprego e renda para a população de nossa, cidade, pois trata-se de um evento que passa a fazer parte da própria industria do turismo, chamado de “Turismo de Eventos”, atraindo pessoas de outras cidades o que vai proporcionar maiores vendas do setor do comércio, maior procura por vagas em hotéis, e consequentemente mais vagas de emprego e possibilidade de trabalho para nossa gente.

Com isso, a cidade proporciona para toda a população: mais cultura e conhecimento, lazer", disse Klein.