MENU
Sul News
Naviraí - MS, 18/8/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Católicos celebram o Corpus Christi

NAVIRAÍ

Foto: EDILSON OLIVEIRA
Católicos celebram o Corpus Christi
Tapetes feitos no dia de Corpus Christi

EDILSON OLIVERIRA

Muitos fieis de todas as paróquias da Diocese de Naviraí estão desde cedo na pista da rotatória da praça Euclides Fabris, que fica em frente da catedral. Mais de 200 pessoas de vários movimentos da Igreja Católica trabalham nos desenhos da confecção dos tapetes, que enfeitarão a celebração de Corpus Christi, martcada para as 16h.

Deve haver uma pequena procissão nas avenidas e haverá a missa vampal, com o palco sendo montado na frente da Catedral, em frente a praça. A presidencia da celebração é do bispo Don Etori Dotti.

A Igreja Católica celebra na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a solenidade de Corpus Christi, uma menção a Quinta-feira Santa onde celebra a instituição da eucaristia. O nome Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração da Igreja.