MENU
Sul News
Naviraí - MS, 13/12/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Bugão Construtor quer limpa fossas gratuíto

NAVIRAÍ

Foto: ARQUIVO
Bugão Construtor quer limpa fossas gratuíto
Eurides Rodrigues, vereador Bugão Construtor (Psol de Naviraí)

EDILSON OLIVEIRA

Em sessão ordinária, o vereador Eurides Rodrigues (Bugão Construtor - Psol) fez uma indicação de necessidade, para que o prefeito José Izauri de Macedo (DEM) reivindique junto à Sanesul para que disponibilize dois caminhões (limpa fossas).

A intenção é fazer com que a Sanesul, além de disponibilizar os veículo sadaptados, ofereça o serviço de limpeza e esvaziamento de fossas de forma gratuíta para a população de Naviraí.

Com mais 50 mil habitantes, Naviraí não tem mais do 30% de moradotes atendidos pela rede de esgoto. "As pessoas de baixa renda ficam desatendidas, tendo que arcar com os custos do esvaziamento de suas fossas, com o valor estimado entre R$ 150 e R$ 200, tendo que, muitas vezes, retirar do seu próprio sustento e despesas médicas para custear este serviço, que é um direito garantido constitucionalmente a todos", declarou.

Bugão Construtor lembrou que "se tornou rotineiro ver nas ruas da cidade o lançamento ou vazamento de esgoto ao céu aberto, prejudicando a saúde da população e posteriormente a contaminação do meio-ambiente".

O vereador declarou que sabe que demandará tempo para solucionar a questão de forma efetiva, mas disse que como representantes do povo, ten que buscar soluções alternativas para amenizar esse problema, que é um caso de saúde pública.

"Durante a negociação da concessão da Sanesul, não foram pautadas ações de curto prazo para essa questão, ficando o município responsável em arcar com os custos de empresas particulares que prestam este tipo serviço, por muitas vezes insuficiente para atender toda a demanda, sendo que a maior interessada na qualidade e proteção dos lençóis freáticos não está prestando este tipo de serviço gratuitamente, para a população que sofre com a falta de saneamento"m justifica o vereador Eurides Rodrigues.