MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/8/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Secretário anuncia nova campanha de vacinação

NAVIRAÍ


EDILSON OLIVEIRA

O gerente municipal de Saúde, Fábio Bonincontro, na última quarta-feira, esteve em uma conferência dos secretários das municipalidades com o secretário estadual - Nelson Tavares, que repassou as orientações do Ministério para a realização da campanha de vacinação contra a gripe (visando a imunização contra a ação do vírus H1N1, que transmite a gripe A, que matou sete pessoas em Naviraí, no ano passado),       

Naviraí começa a trabalhar para imunizar os grupos prioritários.havendo a inclusão de um novo grupo de risco. Os professores que estão em salas de aula no Estado de mato Grosso do Sul devem receber cerca de 700 mil doses, que serão distribuídas conforme a necessidade de cada município, e de acordo com um cronograma a ser desenvolvido em quatro etapas de aplicações.

A 1ª etapa da vacinação começa no dia 17 de abril e irá contemplar duas idades inicialmente: as crianças de seis meses a dois anos e também os profissionais de saúde que mantêm contato direto com os pacientes com o objetivo de evitar a proliferação da doença e assim o comprometimento da população.

A partir da 2ª etapa, no dia 24 de abril, serão vacinadas as gestantes, as puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e as crianças menores de 5 anos de idade. Os idosos devem ser vacinados na semana seguinte e no dia 13 de maio, considerado o dia D da vacinação nacional, serão vacinadas todas as pessoas que pertencem aos grupos de risco. Por determinação do Secretário Estadual de Saúde, os grupos prioritários como os portadores de doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e indígenas também serão vacinados.

OUTROS ASSUNTOS

Além de anunciar a nova etapa da vacinação contra a gripe, no Informativo Municipal, o gerente de Saúde da Prefeitura, Fábio Bonincontro disse que volta a funcionar o laboratório municipal e as mamografia também voltaran a ser feitas, com o conserto do equipamento.

Fábio declarou que estão sendo viabilizados os insumos para que as cirurgias eletivas voltem a ser realizadas, gradualmente até que haja a regularização do atendimento hospitalar, na Santa Casa de Naviraí, até o início do segundo semestre deste ano.