MENU
Sul News
Naviraí - MS, 18/10/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Tubarão martelo com mais de dois metros é capturado

ITAPEMA

Foto: JORNAL ITAPEMA
Tubarão martelo com mais de dois metros é capturado
Animal ficou preso em rede de pesca e acabou morrendo

- Animal, que não costuma atacar humanos, ficou preso em rede de pesca -

MARCOS HOROSTECKI

Um tubarão martelo com mais de dois metros e quase cem quilos foi capturado ontem,na orla de Meia Praia, em Itapema. Ele ficou enrolado em uma rede de pesca e morreu. A retirada do animal da praia reuniu pescadores e chamou bastante atenção, mesmo em meio à chuva que cai na região desde o começo da manhã.

Essa espécie de tubarão não é considerada agressiva, mas a captura é proibida, segundo informa o Ministério do Meio Ambiente. Nessa época do ano eles circulam pelo Atlântico e são atraídos por cardumes de peixes como a corvina, que são alvo dos pescadores da região. Mesmo assim a presença dele não é problema para quem frequenta as praias da região. A mesma espécie foi capturada acidentalmente em Barra Velha, no mês passado.

O animal está em processo de extinção e não deve ser capturado intencionalmente por nenhum pescador. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o tubarão martelo corresponde a 23% da população de tubarões existente no mar e está classificado como em estado de sobrepesca ou vulnerável. O Brasil aderiu a uma série de convenções internacionais que buscam coibir a pesca incidental de espécies ameaçadas.

Em Itapema, o animal foi colocado no carro de um dos pescadores, que informou que o levaria para casa para "limpar".

 

 

Pescadores levaram o animal para casa de carro - Divulgação/Jornal Itapema Itapema
Pescadores levaram o animal para casa de carro - Jornal Itapema (Itapema)