Seja bem vindo
Naviraí - MS,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mulheres do Estado ganham espaço e projeção política

De Marisa Serrano à Simone Tebet e Tereza Cristina: o que mudou com os nomes femininos na política?

Fonte: DIVULGAÇÃO
Mulheres do Estado ganham espaço e projeção política Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e a senadora Tereza Cristina (PP)

CAROLINE MALDONADO / CAAMPO GRANDE NEWS

Simone Tebet (MDB) e Tereza Cristina (PP). Atualmente, ninguém de Mato Grosso do Sul "manda mais" no cenário nacional do que as duas. A primeira, ministra do Planejamento e Orçamento ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e a segunda senadora e amiga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além delas, outros dois nomes do Estado conquistaram espaço no Congresso Nacional e na mídia, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e a deputada federal Camila Jara (PT).

São 30 anos desde a chegada de Marisa Serrano à Brasília, mulher ícone da política sul-mato-grossense. O que mudou de lá para cá na política que as personalidades de “MS fazem no Brasil?"

A mulher, de fato, pode transformar ou fazer a política diferente por ter habilidades de alguém biologicamente diferente do homem? Ser ou ver outras mulheres sendo vice e assumindo papéis coadjuvantes incomoda? Como cada uma delas rompeu a “bolha” do poder, que estava somente nas mãos de figuras masculinas? 

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT); e a senadora Tereza Cristina, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Fotos: Divulgação)

Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT); e a senadora Tereza Cristina, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Fotos: Divulgação)

DO COMEÇO   

A trajetória é longa, mas resumindo, Marisa Serrano foi professora, vereadora, candidata ao governo, vice-prefeita de Campo Grande, primeira mulher eleita senadora pelo MS e conselheira do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).

Ela acredita que muita coisa mudou nos últimos 60 anos, no País, de modo geral, porque a política ficou “mais inclusiva e voltada mais para os problemas da sociedade”, além do que a economia deixou de ser somente “pela economia”, mas ganhou viés de políticas voltadas para fazer a “população viver melhor”. 

A DIFERENÇA

Para Marisa, as mulheres têm sim esse olhar diferenciado na política justamente por sua relação com a economia ser diferente da dos homens.

"Então a mulher quando chega no espaço de poder sabe o quanto ela sofreu porque não tem creche na cidade para cuidar de seus filhos. A mulher quando chega no espaço de poder sabe a falta que faz ter uma unidade básica de saúde perto da sua casa.

Então, tudo isso vai se transformando porque ela sofreu essas faltas durante a vida, mas não porque naturalmente, as mulheres são mais bondosas que os homens", avalia a deputada federal Camila Jara. 

Deputada federal Camila Jara, na Câmara dos Deputados, em Brasília. (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

O QUE MUDOU?

Tereza destaca que o voto feminino no Brasil tem apenas 92 anos. A conquista é fruto de uma luta histórica das chamadas sufragistas, movimento que exigiu reuniões, protestos e passeatas.

"Enfim , uma maratona de convencimento da sociedade e dos poderes contra o machismo e a favor da ideia de que as mulheres, como cidadãs, deveriam ter seu lugar além do lar no trabalho, nas artes e também política. Enfim, onde elas quisessem", comenta a senadora, uma das 15 mulheres que ocupam cadeiras no Senado Federal hoje. Para ela, é tempo de "comemorar as conquistas, mas continuar exigentes e vigilantes".

UM LONGO CAMINHO

A senadora lembra que quase um século depois, apesar das mulheres serem a maioria da população e do eleitorado, ocupam, mesmo com as cotas partidárias obrigatórias e incentivos de financiamento eleitoral, apenas cerca de 20% das cadeiras da Câmara dos Deputados e do Senado.   

Embora o número de mulheres no Parlamento tenha quase dobrado nas últimas duas décadas, o Brasil, segundo o Fórum Econômico Mundial, caiu 22 posições desde 2006 na classificação que avalia a representação de mulheres nos mais altos níveis de cargos políticos e públicos, conforme a senadora. 

"No ritmo atual de evolução, levaríamos mais de 145 anos para alcançar a paridade de gênero no chamado círculo de poder político!", diz a senadora Tereza Cristina Dias.

A senadora avalia que as "dificuldades persistem em razão de desigualdades estruturais, da falta de incentivo e apoio ao engajamento político das mulheres, do desconhecimento e da aplicação inadequada da legislação existente".

O SEGUNDO LUGAR

Ser vice em uma chapa, que é a porta, muitas vezes, para ascensão de mulheres na política, não incomoda, na opinião de Marisa. Pelo contrário, ela acredita que uma vice-prefeita, por exemplo, pode fazer por conta própria várias ações que mudam a vida das pessoas. Foi o que ela sentiu ao ser vice-prefeita de Campo Grande na chapa de Nelson Trad Filho.

CHEGANDO LÁ

Como elas ocuparam os espaços e ascenderam na política, seja em décadas ou muito rapidamente, como no caso da deputada Camila, que foi eleita vereadora e antes mesmo de terminar o mandato conseguiu o cargo de deputada federal, ganhando apelido de “meteórica” nos bastidores?   

Marisa lembra que não começou na política há 30 anos e sim na época do ginásio, em que fez integrou a União Campo-grandense de Estudantes e depois na faculdade, no diretório acadêmico. “Eu já vinha de uma militância social e política de longa data”, resume. 

Camila acredita que conseguiu ocupar o lugar em que está hoje, porque outras mulheres vieram antes e lutaram para que as mulheres pudessem ter cotas e, assim, voz para falar da representação de mulheres na política. 

A trajetória de todas as mulheres que foram eleitas e militaram nos partidos fez diferença para que as mulheres conseguissem se organizar e entender que precisam ocupar um mandato para conseguir pautar as transformações que querem na sociedade, na opinião da deputada. "Então, é um orgulho para mim e é um orgulho ter outras mulheres que, assim como eu, chegaram na Câmara de Deputados sem compromisso com nenhum financiador ou com alguma família, mas sim com o povo para realmente fazer a diferença", afirma Camila.

Para a senadora Soraya  Thronicke, mais do que homenagens em 8 de março, as mulheres ainda precisam de incentivos, apoio e respeito. 

Senadora Soraya Thronicke, no Senado Federal, em Brasília. (Foto: Divulgação/Agência Senado)

AGENDAS PARA MULHERES

A ministra Simone está em viagem. Na quinta-feira, ela chegou a República Dominicana e deve visitar também o Peru para discutir rotas de integração com ministros da América do Sul. Em função da agenda, o Campo Grande News não conseguiu entrevista com Simone para comentar a representação feminina de MS no cenário nacional. 

Na segunda-feira (4), Simone entregou, junto a Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, "Cida", o relatório da Agenda Transversal das Mulheres, que integra o PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. Isso significa que, desta vez, a maioria dos programas têm previsão do que cada um vai fazer pela mulher brasileira. 

"A partir deste ano, os programas do governo Lula têm como metas e objetivos a transversalidade na pauta feminina. Juntas, estamos construindo um país mais justo e igualitário para todas nós!", declarou a ministra.   

Cida é outro nome que remete a MS. A ministra não é sul-mato-grossense, mas vive em Campo Grande desde a década de 1980, onde desenvolveu sua carreira na área da assistência social.

Da esquerda à direita: ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; a primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a "Janja"; e a ministra do STF, Carmen Lúcia, durante lançamento do Relatório da Agenda Transversal Mulheres PPA 2024-2027

FOTO -  José Cruz / Agência Brasil 

Da esquerda à direita: ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a ministra do Planejamento, Simone Tebet; a primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a "Janja"; e a ministra do STF, Carmen Lúcia, durante lançamento do Relatório da Agenda Transversal Mulheres PPA 2024-2027 (Foto: José Cruz/Agência Brasil)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.