MENU
Sul News
Naviraí - MS, 21/2/2018
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Prefeitura recolhe mais de 20 toneladas de pneus

NAVIRAÍ

Foto: DIVULGAÇÃO
Prefeitura recolhe mais de 20 toneladas de pneus
Pneus recolhidos para a reciclagem

Pneus velhos possuem lugar certo para serem descartados em Naviraí. Os pneumáticos jogados em qualquer lugar, como lotes vazios, beira de estrada, córregos, podem levar milhares de anos para entrar em decomposição. Quando descartados em locais inadequados, além de poluir o meio ambiente, eles podem acumular água, servindo como criadouro do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Para resolver esse problema, nesta segunda-feira, o Núcleo de Serviços Urbanos, Gerência de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária através do Setor de Controle de Vetores, recolheram mais de 20 toneladas de pneus, cujo material é recolhido pela Reciclanip, em Campo Grande, em convênio com a ANIP - Associação Nacional de Pneumáticos, entidade sem fins lucrativos, cujo objetivo é proceder a coleta e destinação de forma ambientalmente correta o destino desses pneus.

A Reciclanip transporta esses materiais às empresas de trituração e, depois, para a destinação final. Eles são reaproveitados como combustível alternativo das indústrias de cimento, na fabricação de solas de sapatos, borrachas de vedação, tapetes para automóveis, entre outras finalidades.

O Brasil conta com inúmeros pontos de coleta distribuídos em todos os estados e o Distrito Federal, criados em parcerias com as prefeituras dos municípios ou num consórcio de municípios que possibilitam alcançar um número necessário para esse fim.

As prefeituras doam os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber esses pneus inservíveis vindos de origem diversos. Em Naviraí é no Aterro Sanitário em um galpão, onde são armazenados esses pneus, o servidor José Pereira, responsável pelo Controle de Vetores tem um completo controle desses materiais, recolhendo-os e procedendo o encaminhamento diretamente aos órgãos competentes.