MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/2/2018
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela

MATO GROSSO DO SUL

Foto: ARQUIVO
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela
Dose da vacina disponível em unidade básica de saúde

- A orientação é de todos principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença se imunizarem -

GUILHERME HENRI (Com assessoria)

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou 80 mil doses da vacina contra febre amarela em Mato Grosso do Sul. A orientação é que todos e principalmente quem pretende viajar para estados com casos da doença, como por exemplo, São Paulo tomem a dose.

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, nenhum caso de febre amarela foi confirmado em Mato Grosso do Sul e conforme a gerente técnica de doenças endêmicas, Livia de Mello Almeida Maziero “as doses são suficientes, pois boa parte da população já foi imunizada e todos os municípios que solicitaram foram abastecidos”.

Para estar imunizado durante toda vida basta receber uma dose da vacina. A imunização é recomendada para maiores de nove meses e menores de 60 anos. A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náusea, icterícia (amarelamento da pele), dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

No ano passado, seis macacos foram encontrados mortos em Mato Grosso do Sul, mas os resultados foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).

O último caso registrado de febre amarela em humanos em Mato Grosso do Sul foi em 2015. Mas, era de um viajante que contraiu a doença em outro Estado.

VIZINHO

Ontem a Organização Mundial da Saúde passou a considerar todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela. Foram confirmadas 21 mortes pela doença no Estado que faz divisa com MS desde janeiro de 2017.