MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/1/2018
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Amambai espera colher 4,2 milhões de sacas na safra 2017/2018

AGRICULTURA

Foto: ARQUIVO
Amambai espera colher 4,2 milhões de sacas na safra 2017/2018
Soja

- Segundo a Aprosoja/MS são pelo menos 79,5 mil hectares plantados e uma estimativa de produção de 54 sacas/hectare -

VILSON NASCIMENTO / A GAZETA NEWS

A seca no início, que acabou gerando certo atraso no plantio, não afetou significativamente e com a normalização das condições climáticas, com o retorno das chuvas à região, Amambai espera uma boa produtividade da soja.

A área destinada à cultura no município, que tem 420 mil hectares, segundo o Sindicato Rural de Amambai (SRA) é de 79,5 mil hectares, segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja - MS)

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a área destinada a cultura da soja no município é um pouco menor, cerca de 76 mil/há.

O destaque positivo é que nas duas estimativas houve crescimento na área plantada com a oleaginosa em relação a safra 2016/2017, que pela Aprosoja girava na casa das 78 mil/hctare e pelo IBGE na casa de 72 mil/hectare.

Segundo a Aprosoja/MS a média de produção para o Estado para a safra 2017/2018 é de 54 sacas por hectare. Em Amambai, com as condições climáticas favoráveis, a expectativa é de se colher 3.500 quilos por hectare, ou seja, uma média de 58 sacas/hectare.

AlERTA

Após o plantio, as chuvas passaram a cair com maior frequência em Amambai e em toda a região. Se popr um lado isso é excelente para o desenvolvimento da planta, por outro liga o alerta do produtor, tendo em vista que também favorece para a proliferação de pragas, entre ela a ferrugem.

O técnico agropecuário Sérgio Costa Curta, do escritório de planejamento agrícola Agrotec S.C Ltda, lembra ao produtor rural da necessidade da manutenção e da aplicação de defensivos para manter a lavoura livre dessas ameaças que atingindo a plantação, podem comprometer a produtividade.