MENU
Sul News
Naviraí - MS, 20/1/2018
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Defesa Civil inicia inspeção e apura estragos da chuva

ITAQUIRAÍ

Foto: ARQUIVO
Defesa Civil inicia inspeção e apura estragos da chuva
Impacto da chuva

Ontem foram iniciadas as inspeções da Defesa Civil nos oito municípios que decretaram situação de emergência por causa dos temporais em Mato Grosso do Sul. Em Itaquiraí foi constatado desde destruição de tubulações, passando por buracos nas ruas até chegar ao desmoronamento de estradas vicinais.

No caso, a estrada com danos é a do Erechim, que fica no trecho da BR-163 perto da Fazenda Mestiço e que dá acesso ao barracão de aviários do frigorífico Frango Belo. O local é ponto usado para a entrega de frangos para abate.

Por causa dos problemas na via, por ora os produtores terão que fazer um desvio de cerca de 80 km para fazer as entregas. A prefeitura está reunindo maquinário para resolver o problema nos pontos mais críticos.

Além da estrada do Erechim, foi destruída a tubulação e o aterro na nascente do córrego São Luiz e a tubulação que canalizava o córrego Filomena, conforme apurou a Defesa Civil do Estado.

A maioria das estradas vicinais foi atingida pela força da enxurrada, conta o técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Valter Antunes, que está com a equipe no local. Ele detalhou que o município está sob decreto de situação de emergência desde o final do ano passado, mas os novos estragos terão de ser incluídos em uma nova decretação.

As vistorias que tiveram início ontem tem como objetivo fazer um levantamento dos danos causados pelas chuvas na região sul do Estado, visando a homologação da situação de emergência e para poder ser preparado eventual apoio por parte do Estado.

Duas equipes de técnicos seguiram no domingo com roteiro que em sua fase inicial inclui os municípios de Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas, Japorã e Iguatemi.