MENU
Sul News
Naviraí - MS, 21/11/2017
Hoje: Máx 0°C / Mín 0°C

Conheça a Endless, a startup que quer democratizar o acesso à tecnologia, levando o desktop para bilhões de pessoas

Por Julio Vasconcellos 16/09/2015 - 17:13 hs

A grande maioria do mundo não tem acesso a computadores. A Endless é uma startup que nasceu para enfrentar o desafio de colocar um computador na casa das bilhões de pessoas que hoje não tem acesso a essa tecnologia essencial.

A Endless desenvolve computadores lindos e funcionais, com preços acessíveis para a população de baixa renda. Seu principal produto custa apenas $169 dólares e esta sendo lançado para 3 países emergentes nesse ano, e terá sua estréia no Brasil no segundo semestre de 2016 com uma nova versão do produto com um preço mais barato ainda. Já na reta final para a chegada ao Brasil, a empresa lançou a primeira versão do seu software em Português na semana passada.

Seu computador não vem apenas com o hardware, mas sim já pré-configurado com 100 aplicativos  de trabalho e educação, todos acessíveis mesmo quando o computador está offline. Por exemplo, todo o conteúdo da Wikipedia e cerca de mil videos da Khan Academy, escola virtual que oferece video-aulas no YouTube, já vem no computador e estão disponíveis mesmo sem acesso à internet.

Sediada em San Francisco, na Califórnia, e com um escritório no Rio de Janeiro, a Endless tem como sócio-fundador o executivo Marcelo Sampaio, ex-Diretor Comercial da Oracle. Sampaio deixou uma carreira meteórica no mundo corporativo para embarcar em uma missão para impactar a vida de bilhões de pessoas.

Embora a empresa tenha uma forte missão social, e ambições de mudar o acesso à tecnologia, ela não é uma Ong, mas sim um bom exemplo de como startups de tecnologia conseguem atender tanto acionistas buscando um ótimo retorno como colaboradores, como Sampaio, que buscam um emprego no qual podem ter um impacto positivo na sociedade.